sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A morte de um jovem arcebispo

Reflexão por um bispo emérito





A despedida do pastor e pai da Igreja Católica na Arquidiocese de Campinas foi marcada por muita emoção, pois o amor de Dom Bruno pela vida se expressava através do largo sorriso e da simpatia com que se dirigia às pessoas e Comunidades.

Uma morte, sem dúvida prematura. As doenças que o sugaram, não lhe tiravam a alegria e a disposição para o trabalho pastoral. Por inteiro se entregou à missão apostólica de confirmar na Fé seus irmãos pastores e as Comunidades da sua querida Igreja Arquidiocesana. Nada o detinha em seu zelo pela missão. Um belo exemplo de dedicação e generosidade.

A sua memória e o seu testemunho não nos impedem, porém, de refletir sobre o cuidado com nossa saúde e, quem sabe, nos conduzir ao reconhecimento de que a mobilização das preces pela sua recuperação poderia ter sido precedida de uma nova postura ou de uma nova cultura em família, na sociedade e na própria Igreja sobre o nosso modo de viver e de comer.

Em nossos dias cresce a consciência da importância de uma alimentação saudável, adequada e solidária para atender às exigências de nossa vida e vocação.

Não se trata de um problema estético, mas uma questão ética. A miséria e os males da fome atentam contra a vida humana e cassam a própria cidadania. Saúde, vigor, inteligência, criatividade e bom humor, são dádivas divinas alimentadas por oxigênio, água, ternura, frio e calor, pelos frutos da terra e da cultura alimentar partilhados na mesa da fraternidade e da amizade.

Alimento é vida. Alegra-me pensar que a vida é um processo permanente de alimentação que se inicia com a fecundação até atingir a plenitude no Reino de Deus. Ninguém é concebido e dado à luz para viver uns poucos dias, pois segundo o profeta Isaias (c.65), a morte de alguém com menos de cem anos de idade seria considerada prematura! Encanta-me, segundo a visão de Zacarias (c.8), imaginar pessoas muito idosas e felizes numa praça em que brincam crianças cheias de vigor!

A Eucaristia que celebramos em nossas Igrejas é o sinal mais perfeito do Reino de Deus em sua plenitude. Por outro lado, a família em volta da mesa é sacramento da Igreja e da própria democracia. Em qualquer tempo, reunir as famílias em volta da mesa é caminho da evangelização. Ao redor das mesas, em nossas casas, alimentamos o corpo, a alma e o espírito. Em volta da mesa, no pluralismo dos ritmos da vida, de gênero e de idade; com os alimentos da sabedoria, do acolhimento e do diálogo; com o pão e o vinho, com as frutas, legumes e cereais, formam-se pessoas e firmam-se alianças.

Na mesa da família não há excluídos e nem famintos, as diferenças são valorizadas e a igualdade garantida através da partilha dos bens e dos dons.
A mesa da família nos prepara e dispõe para tomar assento à Mesa do Reino, em que transformados em filhas e filhos de Deus celebraremos por todo o sempre o Banquete da Vida em Comunhão.

Alimento é Caminho da Paz. A superação da miséria e dos males da fome conduz à paz e à preservação do Planeta, segundo nos ensina o Papa Bento XVI (Encíclica Caridade na Verdade, 27).

Ingente e desafiadora tarefa garantir que haja pão em todas as mesas e que ninguém coma sozinho. Mais, ainda, que ninguém durma com fome e com raiva, sem pão e sem perdão!

Com esta reflexão gostaria de manifestar solicitude e solidariedade a esta Igreja em que, bispo católico e peregrino, encontro uma pousada. Serei sempre grato a Dom Bruno, ao Padre Francisco e à sua Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Indaiatuba, pela acolhida ao meu trabalho em defesa e promoção do direito humano ao alimento e à nutrição, a fim de que nenhuma criança morra criança vítima da miséria e da fome.

Embora com limitação de tempo e de recursos, mas contando com parceiros qualificados, também é meu propósito contribuir para que padres e bispos, cultivando uma nova espiritualidade em nossas relações, vivamos de forma mais saudável a partir da mesa partilhada na fraternidade. Afinal, o Povo Santo de Deus alegra-se com o amor de seus pastores e espera que sejamos vigorosos e bem humorados!

Em minha peregrinação, caminho animado pela Palavra anunciada por Isaías (c.58): “Quando repartires teu bocado com o faminto, tua luz brilhará”. Brilhe o Sol da Justiça e reine a Paz sobre nós.

Indaiatuba, SP, 03 de Setembro de 2011

Dom Mauro Morelli Bispo Emérito da Diocese de Duque de Caxias, RJ
Presidente do CONSEA-MG

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SEMENTES ALADAS


"O Twitter se assemelha às sementes aladas que o vento carrega em busca de novos espaços para a vida germinar e se expandir." (D.Mauro Morelli)


Saiu o semeador com um punhado de sementes nas mãos e o coração carregado de esperança.
Não importa muito a qualidade do solo, mas as maravilhas que brotam do coração do semeador que caminha buscando novos horizontes e jamais deixando de acreditar na vida e nas pessoas.
Assim tornei-me semeador de sementes que germinam em resposta ao direito humano básico ao alimento e à nutrição. A missão que assumi de forma integral, renunciando ao governo pastoral de uma diocese católica, tem o direito como fundamento; o meio ambiente é determinante e a saúde, a razão de ser.

A criança é a menina dos olhos do meu testemunho, serviço e esperança. Que se cumpra a profecia de Isaías (65). Nenhuma criança é concebida e dada à luz para viver poucos dias, mas pelo menos cem anos. Depois possa mergulhar e abraçar o mistério da vida em sua profundidade.
Venha caminhar comigo, formando uma grande rede de pessoas e instituições comprometidas com a vida do planeta e empenhadas na organização social, religiosa, econômica e política, a fim de que cada criança seja concebida e gestada, acolhida numa família e comunidade humana, podendo atingir seu pleno desenvolvimento e venha nos abençoar com sua inteligência, criatividade e bom humor!

Sou um peregrino que aprendeu a atravessar fronteiras e a cada manhã se encantar com a vida. Ao longo de minha peregrinação aprendi a partilhar o pão da esperança com crentes, religiosos, agnósticos, materialistas e ateus!

As diferenças são benditas. Malditas as desigualdades que cassam a dignidade, a cidadania e a vida de seres humanos. Não sejamos movidos pela compaixão, pelo assistencialismo e nem pela “caridade”. Uma criança faminta é carne de minha carne. No seu esmagamento minha dignidade é atingida e negada.
Venha comigo para formar a Rede Semente de Paz (Zacarias 8), sonhando com um mundo em que as praças de nossas cidades e vilas acolham as pessoas idosas e saudáveis e se encham de meninas e meninos vigorosos.

Através do twitter podemos enviar para todos os recantos da terra sementes aladas que vão pousar em tantos terrenos e sítios. É nossa esperança que sejam acolhidas, germinem e produzam muita vida.
Alimento é Vida. Alimento é Caminho da Paz. Não durma com fome e com raiva, para que o mundo amanheça em paz. Quando repartires teu bocado com o faminto, tua luz brilhará (Isaías 58). Bocado é aquilo que é vida para nós. O alimento deve ser saudável, adequado e solidário.
Venha comigo. Nosso caminho é bendito e iluminado. Não nos cansemos de viver e caminhar na esperança. Seremos uma multidão clamando pela paz através do pão partido e repartido.
Que vergonha que neste início de milênio, mais de um bilhão de seres humanos sofram a tortura dos males da miséria e da fome. Vamos seguir Josué de Castro, o grande profeta que demonstrou que a fome não é fatalidade, mas fruto de relações sociais, econômicas, políticas e até religiosas desordenadas e perversas.

Venha participar da construção dinâmica da paz. Você me encontra no
www.twitter.com/dmauromorelli e

mauromorelli.blogspot.com



Brasil, 29/09/2011
+ Mauro, bispo católico e peregrino

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dom Paulo Evaristo 90 anos




Caro Dom Paulo Evaristo,

celebrar a sua vida aos 90 anos, neste 14 de setembro,
é reviver a vitória da democracia enquanto brota da indignação contra os atentados à dignidade humana.
Seu testemunho, sua coragem e ousadia fizeram amanhecer um tempo novo em nosso país.
Paz e Bem, caro amigo franciscano e pastor exemplar. A teu lado aprendi a perceber as demandas da evangelização em nossos dias.

Que o Senhor da Vida e da História alegre seu coração nesta data e o revista de vigor.
De esperança em esperança o novo vai amanhecer. Crianças não morrerão crianças.

+ Mauro Morelli, teu antigo bispo auxiliar
Belo Horizonte, 14/09/2011