sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Salve a República ou....Quilombo do Brasil ! (III)

Salve a República ou... Quilombo do Brasil? (III)

Inaugurando novo ciclo de cidadania em busca de uma Nação constituída no respeito às diferenças e comprometida estruturalmente com a defesa e promoção da igualdade, volto a publicar a proposta apresentada ao Movimento Nacional Constituinte (Como fazer nova a República – DMM – Coleção Fazer VOZES/IBASE 1985).
                                                                        * * *

“Com a monarchia ou sem ella deve a gente de cor ter ingresso na prosperidade do Brasil”.
(Arruda Câmara. Revoluções Pernambucanas – 1817-1824)

Na aurora de um novo Brasil, vejo nas Nações indígenas os primeiros cidadãos deste país e nos povos de raça negra os maiores construtores de nossa riqueza. Vergonhosamente, os filhos da América e da África foram os mais destruídos e explorados, sujeitos à discriminação e marginalização. Dos primórdios da história da pátria, até nossos dias, milhões de indígenas e africanos, e seus descendentes, são vitimas dos maiores crimes cometidos na terra de Santa Cruz! No rigor da palavra e com crueldade desumana, os indígenas, quase varridos do cenário nacional, e os negros, aviltados e esmagados, pelo genocídio brasileiro.

Não haverá reconciliação, neste país, sem reparação às nações indígenas e aos povos da bela e grande raça negra.

Na pregação da soberania da Nação sobre o Estado e na organização da Sociedade, a justiça e a fraternidade continuarão lesadas, se aos filhos de Tupã e aos cidadãos de raça negra não se reconhecer e assegurar o direito incontestável, por muitos títulos, a uma vida digna e livre. Em comum com as outras raças, o titulo por excelência da dignidade humana. Em segundo lugar, na história da pátria, o peso do seu sofrimento e a contribuição inestimável dada à cultura e ao processo do Brasil. Por último, no balanço da democracia, aos primeiros cidadãos das terras brasileiras, deve ser devolvida a natureza e definido o espaço sagrado em que possam não apenas sobreviver, mas atingir a grandeza da vida; aos cidadãos de raça negra, imensa maioria da Nação, igual oportunidade de participação no pacto social, na proporção de seu número e do seu valor.

No coração desta carta aos brasileiros, sobre as bases de uma Nova República, coloquei a UTOPIA DOS QUILOMBOS, englobando nela as TABAS DOS TUPINIQUINS, como sinal de gratidão, gesto de reparação e fraternidade e fonte de transformação.

O índio não é vergonha, nem atraso do Brasil! As suas cores são o verde e o amarelo da Bandeira Nacional. Destruir o índio é golpear profundamente o Brasil, no peito. Sua cultura preserva a vida, enriquece a humanidade. Sua extinção significa, além disso, pôr em risco o equilíbrio ecológico de toda a terra.

Igualmente, não se entende, nem se faz o Brasil sem o negro. Sem o negro não será autêntico o pacto social da Nova República. Não se renova o Brasil sem a energia da negritude.

Não há povo tão massacrado, que revele tanta vitalidade, indomável resistência e tão fecunda criatividade. A raça negra, na história do Brasil, se revela fonte inesgotável de energia.

A gente negra, na herança dos quilombos africanos e na saga heróica dos quilombos brasileiros, oferece a toda a Nação a Mística da Libertação, o protótipo e caminho da construção de uma pátria livre, justa e fraterna: o Quilombo do Brasil!

“Quilombo, palavra derivada da língua Kimbundu da África Austral, significa comunidade, no mais elevado sentido: comunidade em solidariedade, em convivência e comunhão existencial” (Abdias do Nascimento).

Na utopia dos quilombos brasileiros, nas tapas dos Tupiniquins, Tamoios e Guaranis, encontro a raiz mais profunda das saudades da Candelária!

No Quilombo do Brasil, queremos vestir o rei e cobrir a nudez do povo. O tecido não será importado, mas produto da sabedoria e da capacidade da Nação.

A terra abençoada por colheitas abundantes, alimentando a vida de todos os habitantes, jamais será possuída pela cobiça do capital, seja no campo ou na cidade. De imediato, 200 milhões de hectares da terra agrícola, tomados como investimento por algumas poucas mãos avaras, serão desapropriados em favor de toda a Nação. Quanto aos outros duzentos, da mesma forma profanados, terão o mesmo destino social.

O trabalho jamais fará escravos, mas será sinal de participação da gente livre da Nação. Por sinal, proclamaremos o primado da pessoa e do trabalho sobre o capital. Por esta razão, a extorsão cometida do mercado financeiro e os juros escorchantes serão eliminados da politica econômica do Quilombo do Brasil. O bem da comunidade, a justiça e a probidade, a soberania e a liberdade dos povos, serão critérios para os negócios dentro e fora de nossas fronteiras.

Por questões de religião ou pensamento, cor de pele ou grau de instrução, idade ou sexo e estado civil, ninguém será lesado em seus direitos de cidadão do Quilombo do Brasil.

O luxo desmedido e a indigência desprovida, frutos da ganância que faz escravos e desrespeita a própria natureza, serão combatidos por uma justa distribuição de bens.

Garantiremos trabalho para todos, estabeleceremos fundos para os desempregados e, em questão de salários, faremos um pacto social: ninguém recebe menos do que um e ninguém leva mais do que três!

Para não cansar o rei, primeiro ministro, presidente ou generais, nos processos decisórios faremos política e eleição. Garantiremos a participação de todos:
_ na produção;
_ nos progressos da ciência e da técnica;
_ na cultura e no lazer; e
_ na propriedade dos meios de produção.

No mundo em que vivemos, queremos ser o quinto maior produtor de arados e de alimentos.

Buscando sempre a paz, não queremos ser escravizados pela ordem constituída e nem pelo progresso que marginaliza a maioria da Nação.

Não seremos muito exigentes, no Quilombo do Brasil, apenas desejamos cobrir a nudez do povo e vestir o rei ou presidentes.

No Quilombo do Brasil, a Fé que une os brasileiros na variedade das línguas, louvando o único Senhor e Deus, exclama na prece de saudação dos irmãos: Saravá!

Belo Horizonte, 18 de novembro de 2011

+Mauro Morellli , bispo católico e peregrino


Nenhum comentário:

Postar um comentário