terça-feira, 25 de outubro de 2011

Matutando...a caminho de Salvador (1)




Depois de doze anos de caminhada em Minas Gerais, participando da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, em diálogo com os governantes, aprecio muito o jeito mineiro de ser e de viver. Aliás, mineiro e gerazeiro! Onde estou, de onde eu vim e para onde eu vou?... matuta o mineiro na encruzilhada.

A informação mais o discernimento produz a sabedoria. As  encruzilhadas trazem um pouco de nossa identidade e, sem dúvida, pela opção sobre o rumo a seguir, ajudam a definir nossa personalidade.
Cuidado...que as barreiras e rejeições não nos impeçam de continuar o caminho e nem tirem a nossa alegria de viver. Escolha a vida! Não entremos no jogo da corrupção e da morte.

Num grave período da nossa história, na primeira metade do século XX, nascendo e crescendo num mundo rancoroso e guerreiro, surge o grande profeta Josué de Castro. Ninguém até hoje supera o profeta nordestino, aclamado entre sábios e eminências de seus dias, pela crítica contundente à fome no mundo, descendo às suas raizes e apontando caminhos.

Não foi na Sorbonne, mas nos mangues de Recife, que Josué de Castro, com o vigor da indignação pelo aviltamento e destruição do ser humano, decifrou o enigma da miséria e da fome. "... atuando sobre seu espírito, sobre sua estrutura mental, sobre sua conduta social. Nenhuma calamidade é capaz de desagregar tão profundamente e num sentido tão nocivo a personalidade humana como a fome" (A Geografia da Fome - Prefácio - 1946).  

Não é uma fatalidade! Em 1963, descrevia uma situação que se revela hoje mais aguda  e explosiva:  "Na realidade, a fome sempre existiu perto da riqueza e da abundância. O que é novo no mundo é a consciência que os povos famintos têm da realidade social e da sua condição, e  a impaciência que estes povos famintos experimentam para se libertar de sua fome e de sua miséria".

Peregrino desde a primeira hora em que o Movimento pela Ética na Política lançou a Ação da Cidadania para a superação da miséria e dos males da fome, como discípulo de Cristo e admirador da sabedoria e da coragem de Josué de Castro, quero partilhar um pouco das minhas dúvidas e perplexidades  nas encruzilhadas de nosso caminho que também deve passar por Salvador.

Minas Gerais, tendo realizado sua Vª Conferência Estadual, precedida de 25 conferências regionais, participará da IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, na Bahia, de 07 a 11/11, com 81 delegados representando a sociedade civil e o governo.

Depois de ter coordenado a primeira conferência nacional, com a participação do Presidente Itamar Franco, em 1994; participei das outras duas em Olinda e Fortaleza, durante o Governo Lula. Por ocasião da próxima conferência, em função da mesma causa a que me dedico em tempo integral, estarei no 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, em Porto Alegre, RS, de 08 a 11/11. Fui convidado a refletir com os congressistas sobre "A Extensão Universitária confrontada pela Miséria e pela Fome no Século XXI"

Continuo atento ao processo em curso. Oportuna e importunamente estarei matutando...a caminho de Salvador. Aguardem neste espaço. Com meus setenta e seis anos de idade, tenho muitas perguntas e cada dia menos certezas. O Evangelho adverte que uma casa construída sobre areia não resistirá à força do vento. Não queiramos fazer em oito meses o que não foi feito em oito anos!

A vida nos surpreende cada manhã. Não me ocupo do cultivo do agrado, mas persisto acreditando na força da semente e não desisto de caminhar na esperança, ainda que seja de tranco em tranco.


+ Mauro Morelli
Bispo católico e peregrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário