domingo, 9 de outubro de 2011

VIDA PARA AS CRIANÇAS



Quase na antevéspera do Dia da Criança, quero abraçar as crianças que, neste milênio, foram dadas à luz ou que, ainda, permanecem no seio de suas mães no processo maravilhoso de formação e crescimento.
A celebração do Dia da Criança seja expressão de um pacto social entre famílias, sociedade e governos para garantir que nenhuma criança sofra os males da miséria e da fome.
Passar fome é uma desgraça de consequências terríveis. “Não é só agindo sobre o corpo dos flagelados, roendo-lhes as vísceras e abrindo chagas e buracos em sua pele, que a fome aniquila a vida do sertanejo, mas, também, atuando sobre seu espírito, sobre sua estrutura mental, sobre sua conduta social. Nenhuma calamidade é capaz de desagregar tão profundamente e num sentido tão nocivo a personalidade humana como a fome” (Josué de Castro - Geografia da Fome – Prefácio).
Na primeira década do terceiro milênio muitas crianças foram dadas à luz e já atingem a idade da adolescência. Como se processa seu desenvolvimento diante dos desajustes e das graves injustiças de nosso mundinho arrogante e presunçoso? Como atingir o desenvolvimento integral, expostas à desagregação familiar e social, à violência e à derrocada de valores fundamentais para a paz nas famílias, na sociedade e entre os povos?
Nenhuma criança é concebida e dada à luz para viver poucos dias (Isaias 65). Deve ser desejada e amada. Sua vida não tem preço e nem pode sofrer barganha. Uma vez concebida, é direito seu contar com a porção de espaço e de oportunidades, de ternura e de outros alimentos que lhe permitam crescer e se desenvolver harmoniosamente e, assim, poder gozar e exercer de forma plena a sua cidadania.
Vivemos num novo século, segundo a contagem dos dias; mas, bastante envelhecido pelo acúmulo de problemas não equacionados.
Em qualquer momento da história, porém, a criança será sempre o sinal que nos é dado para revelar que o mundo está começando de novo.
A criança é caminho da paz. Questiona as certezas e sacode a ordem econômica estabelecida. Bem fazes, criança, em clamar pela tua porção e exigir resposta às tuas perguntas!
Saudemos as crianças que serão dadas à luz nos próximos dias ou meses.
Benvinda, nascitura! Com a tua chegada o mundo poderá ser mais justo, mais verdadeiro e mais bonito.
Vem! Na tua singularidade nada se repete, mas tudo se completa e renova. Teu nascimento é alvorada de um novo tempo. Tu és uma dádiva divina, luz bendita!
Que a profecia se cumpra. Tua peregrinação te conduza por longos caminhos e que aprendas a te dar à Luz.
Teu nome será revelado nas esquinas e encruzilhadas. Em cada acolhida ou barreira em teu caminho, tua identidade será definida e teu rosto conhecido. Escolhe o caminho da Vida.
Desejo-te uma boa e segura viagem até que possas desembarcar do ninho de amor em que foste concebida. Que tua mãe seja proclamada bendita e cheia de graça, ao lado de um homem fiel e amoroso. Amém.

+ Mauro, bispo católico e peregrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário